quinta-feira, 24 de junho de 2010

Memórias Póstumas de Pai João Miranda

Falar de passagem é sempre muito difícil, mesmo para nós umbandistas, candoblecistas, espíritas, budistas, enfim qualquer religião que acredite na continuação da vida em espírito em ascenção. Dia 18 de junho deste ano Pai João Miranda sacerdote umbandista, teve seu momento de passagem vítima de uma pneumonia. De todos os ritos de passagem que vivemos em nossas vidas a morte é a mais triste com certeza, pois ela nos deixa a SAUDADE.
Quando acessamos nossa galeria de fotos, pudemos perceber como é difícil escrever em poucas palavras, o significado de pessoas como Pai João Miranda, pois além de todas as participações nas lutas por nossos direitos religiosos ele era um companheiro.
Vítima de um derrame, apresentava certa tremedeira nas mãos o que nos reportava a doce experiência de ter a oportunidade de conversar com um preto-velho em vida.
Pai João foi o primeiro sacerdote que conversei quando formatamos nosso jornal, de um envolvimento político sem igual, informou-nos as atitudes a seguir conduzindo-nos por um caminho menos tortuoso, agia com prudência, falava como um sábio. Um Pai, um irmão de fé, um companheiro, um AMIGO.
Sempre que comparecemos pra documentar os eventos percebemos a presença de líderes que tornam-se comuns, pois sempre estão presentes lutando pela causa, e percebemos a presença de pessoas que estão lá por motivos mesquinhos e não por amor a nossa religião, acho que essa é a diferença em querer ser e tornar-se um LÍDER RELIGIOSO, essa foi a diferença que Pai JoãoMiranda fez à nossa umbanda.

“Pombinha Branca
Mensageira de Oxalá
Leva Mensagem
De todo coração
Até Jesus
Diga que ele
Foi um soldado
De Aruanda
Trabalhou na Umbanda
Carregando a sua LUZ”

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Membro Ativo dos Movimentos Umbandistas

No Lançamentodo Grupo Somos Filhos de Orixá com Mãe Yonar de Iançã, Pai Oscar de Ogum, Ogã Oscar.
Participou do Lançamento da Folha Afro de Guarulhos
.Como Vice-Presidente da União Municipal Umbandista de Guarulhos UMUG

No Festival de Curimba de FENUG ao lado de Mãe Norma de Iançã 

Memória do Blog

Dois grandes líderes Pai João Miranda homenageando Exú Tiriri de Pai Varela, momentos raros que tivemos a alegria de presenciar. Pai João parte mas deixa sua linda trajetória registrada em nossa amada umbanda.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

CENSO - 2010

Estou repassando esta informação pelo grau de importância do Censo.
Para todos os umbandistas e religiões de Matizes Africanas, neste Censo - 2010
vamos tentar fazer a diferença.
Estamos todos envolvidos em campanhas para conscientização de que não somos católicos, nem espiritas. SOMOS UMBANDISTAS ou CANDOMBLECISTAS !!!
E vamos mostrar neste Censo que temos ORGULHO DE NOSSAS RELIGIÕES DE MATIZES AFRICANAS.
Censo - 2010,será muito importante para que permaneça presente em nossas mentes, incentivando assuntos para que mais e mais religiosos passem a falar da importância de assumir a identidade religiosaa.
Quando alguém lhe perguntar qual a sua religião, não permitam que acrescentem o ícone (outros) exija seus direitos e peça que seja escrita por extenso sua religião.
Respondam Sou Umbandista ou Sou Candomblecista!!!
Emmanuel Peixoto- Presidente da Folha Afro.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

V Festa de Oxoce em Guarulhos

Dia 18 de Abril, aconteceu em Guarulhos a V Festa em Homenagem ao Orixá Oxóce, realizada pela FENUG (Federação Núcleo Umbandista de Guarulhos). Tivemos a honra de contar com várias personalidades da Umbanda e Candomblé.O presidente da Federação, Ogã Oscar, dirigiu o evento com toda sua simpatia não deixando de agradecer e mostrar o carinho e apreço que tem pelos associados da FENUG que auxiliaram em toda a realização do evento. Agradeceu, também, o apoio de: Pai Varela, presidente da Federação Espiritualista Reino dos Orixás, a presença de Pai Jamil Rachid presidente da UMUG, à Escola de Curimba “Aldeia de Caboclos”, ao Pai Emmanuel, da Folha Afro de Guarulhos, à Secretária de Esportes, à Mãe Yonar de Iançã, autora dos livros infantis “Atividades de Orixás” que representava o Secretário da Educação Sr. Moacir de Souza, através do Grupo Somos Filhos de Orixá. Neste ano contamos também com a presença de nossa Deputada Federal Janete Pietá, que abrilhantou nossa festa com sua simpatia. Além das autoridades citadas, o evento contou com a presença de vários amigos e ilustres irmãos de fé de São Paulo que prestigiaram o evento, além dos trabalhadores das religiões de matizes afro de Guarulhos.
Aqui em Guarulhos temos mostrado representatividade, garra e união, através de diálogos com a prefeitura, com os representados de várias desinências religiosas, estamos conquistando nossa efetiva participação nos eventos da cidade. Mostrando a todos que o preconceito deve ser dizimado de nossos dicionários.
Parabéns Ogan Oscar, mais uma vez o evento esteve maravilhoso.
Yonar Peixoto (Mãe Pequena T. U. Caboclo 7 Matas)