
O vereador Agnaldo Timóteo (PR/SP) concedeu entrevista a pedido da Folha Afro de Guarulhos e da Folha de Bonsucesso. Homem público, amável, gentil com os amigos e ferrenho com aqueles que, por algum motivo, não fazem jus a sua amizade. O vereador Agnaldo Timóteo falou sobre preconceito, racismo e intolerância. Incisivo em suas colocações e eloqüente em seu discurso, em momento algum escondeu seu ponto de vista.
Folha Afro: As religiões afro sofrem com a intolerância, tanto a Umbanda, o Candomblé... O que você pode falar sobre isso, sobre a intolerância religiosa?
Ver. Agnaldo Timóteo: Acho que existe também preconceito dos católicos contra evangélicos, e vice-e-versa, e são comportamentos lamentáveis do ser humano. Você quando vê um menino muito sujo entrando num restaurante se ele vai até a sua mesa, você pede ao garçom para dizer a ele que irá atende-lo lá fora. Porque é o preconceito inserido na nossa sensibilidade.Não sei! Eu deploro qualquer tipo de preconceito. Eu acho que não deve existir.
Folha Afro: E quanto ao preconceito racial propriamente dito?
Ver. Agnaldo Timóteo: Nós não temos preconceito racial e sim social. Onde não entra um negrinho sujo também não entra um branco (sujo). Onde não entra um negro desdentado, não entra um branco desdentado, com chinelo sujo. Então o que existe agora? Também tem uma coisa: os negros cometem muitos erros porque não apóiam os negros. Os que contabilizam, que se consagram, que se tornam milionários, não oferecem aos negros o direito de se tornarem assim também. Então, é preciso deixar de sermos preconceituosos com nós mesmos. Talvez as coisas melhorem. Eu tenho profundo pesar do comportamento das nossas celebridades do futebol, do axé, do pagode, de todos eles. Têm uma 'famazinha', querem uma loira gelada como se fosse um troféu. Como se tivesse vergonha de seus próprios pais.
Folha Afro: O Dia da Consciência Negra você já falou...
Ver. Agnaldo Timóteo: Dia da "Inconsciência" Negra! Nós não temos Dia da Consciência Negra! Se tivéssemos consciência negra não teríamos aqui (somente) dois vereadores negros: Agnaldo Timóteo e Claudete Alves, que é do PT, que por sinal é uma brilhante vereadora (o vereador está citando a Câmara Municipal de São Paulo, porém, em Guarulhos, o problema é o mesmo!). Porque os negros parecem que tem vergonha de votar nos seus irmãos. É como se nós fossemos inferiores aos nossos irmãos brancos. Eu não fui eleito pelos negros! Fui eleito por uma mistura de raça, já que eu havia passado pela casa dos artistas. Acredito que tenha feito junto a família brasileira uma bela imagem. Isso é, onde quer que eu me apresente o publico branco é muito maior que o publico negro. Então, eu acho que os negros precisam se orgulhar dos seus ídolos negros, dos seus representantes negros, de seus familiares negros.
Folha Afro: Gostaria que você deixa-se uma mensagem para nossos leitores.
Ver. Agnaldo Timóteo: Eu quero dizer para você Emmanuel e também para a Dhiana (nossa repórter) que são representantes da Folha Afro de Guarulhos e da Folha de Bonsucesso e para todos os leitores o seguinte: Que todos os seus leitores não se deixam envenenar pelos ressentimentos dos formadores de opiniões. Principalmente como pessoas como Luís Datena. Porque eles não têm a menor noção do que nós fazemos e representamos. Eles só têm uma preocupação: em usar uma linguagem mais demagoga possível para que o Ibope se multiplique. Então não se deixem envenenar! Nós estamos aqui com maior honra, representando a população de São Paulo. Brigando, dando 'porrada' em defesa da população. Não nos queiram mal! Nós queremos bem a todos munícipes.